Dia de São João Bosco

No dia 31 de Janeiro comemora-se o Dia de São João Bosco, nesta data a Igreja Católica homenageia o santo que é o então padroeiro de Brasília.

Índice

Origem

Dom Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na Itália, desde pequeno era voltado para a fé, ele incentivava garotos e garotas da sua a seguir o mesmo caminho, instruía-os a fazer o bem segundo os princípios da igreja.

Ao longo dos anos São João Bosco continuou com a vontade de profetizar e ser padre, aos 26 anos de idade ele recebeu a ordenação sacerdotal, sempre esteve voltado para a caridade, principalmente com os jovens, ele foi ver com seus próprios olhos como eram a realidade daqueles jovens e os acolheu, dando lhes uma nova evangelização, ele criou as catequeses, oratórios, entre outros, conduzindo-os sob o acolhimento de São Francisco de Sales.

João Melchior Bosco, Dom Bosco, é o padroeiro dos jovens, foi proclamado no centenário de sua morte como “Pai e Mestre da Juventude” pelo Papa João Paulo II. João Bosco trabalha muito bem com os jovens, ele conseguia fazer com que esses indivíduos refletissem no caminho do Senhor, ele os educava na fé.

Posteriormente, São João Bosco fundou a Congregação dos Salesianos em 1859, mas foi aprovada somente em 1874 pelo Papa Pio IX. O foco principal da congregação era de ajudar os jovens, necessariamente os que estavam em situação de risco e pobreza.

O dia de João Bosco foi escolhido em homenagem a sua morte, exatamente em 31 de janeiro de 1888.

Orações a São João Bosco

“Também vós haveis experimentado, durante a vida, privações, enfermidades, contradições, incertezas do porvir, ingratidões, afrontas, calúnias e perseguições, por isso, sabeis que coisa é sofrer. Pois, oh, Dom Bosco Santo, volvei até mim vosso bondoso olhar e obtende do Senhor quanto peço, se é vantajoso para minha alma, ou se não, obtende alguma outra graça que me seja ainda mais útil, e uma conformidade filial à divina vontade em todas as coisas; ao mesmo tempo, uma vida virtuosa e uma santa morte.
Assim seja.”

 

“Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo, cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

Rezar um Pai-Nosso, Deus te salve e Glória.

São João Bosco, rogai por nós!”

 

“Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.   Assim seja. Amém”.