Feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi é celebrado sempre na quinta-feira, esse feriado é de origem católica e celebra uma das datas mais importantes do catolicismo, o sacramento da eucaristia.

A data é comemorada anualmente, sempre acontece na segunda quinta-feira do mês de junho, após o Domingo de Pentecostes, e depois de 60 dias da Páscoa.

Aqui no Brasil, o feriado de Corpus Christi é facultativo, ou seja, cada município fica encarregado de decretar ou não o feriado. Na maioria dos lugares em que se comemora o feriado decretam também o ponto facultativo na sexta-feira.

Índice

Qual o significado de Corpus Christi?

O termo Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”, na igreja católica em todas as missas tem a Eucaristia, que significa o corpo e sangue de cristo, que são representados pelo pão (corpo) e vinho (sangue), assim sendo, a eucaristia também chamada de comunhão, representa algo sagrado, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e para receber a eucaristia é preciso que esteja livres de pecados, o reconhecimento do quão importante é o corpo de Cristo para poder tê-lo consigo.

A teologia católica acredita que na eucaristia ocorre a transubstanciação, que é nada mais que transformação de uma substância em outra, ou seja, após a consagração da hóstia e vinho ocorre a transformação no corpo e sangue de Cristo, uma simbologia da importância de Deus em nossa vida.

Origem de Corpus Christi

A origem de Corpus Christi se deu por volta do século XIII, em 1264, onde de fato aconteceu por vários relatos, o primeiro de Juliana de Mont Cornillon, que era uma freira belga, ela dizia ter visões e sonhos que transpareciam a ela uma mensagem sagrada, de que era preciso comemorar o sacramento eucarístico.

Em outro relato, esse de Pedro de Praga, aconteceu algo bem chocante. Pedro vivia com dúvidas sobre a presença de Jesus na eucaristia, com isso foi em peregrinação até o túmulo dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma, para pedir mais fé.

Assim, quando passou por Bolsena, estava acontecendo uma missa, e mais uma vez lhe veio a dúvida, então na hora da consagração da hóstia ele obteve a resposta, um milagre ocorreu aos seus olhos, o pão se transformou em carne. Ficando conhecido como o Milagre de Bolsena.

Por meio disso, o Papa Urbano IV ficou sabendo do milagre e após um tempo ele legitimou a comemoração de Corpus Christi que logo teve uma amplitude significativa e passou a ser comemorada em diversos países.

A celebração do Feriado de Corpus Christi no Brasil

No Brasil, o Feriado de Corpus Christi é celebrado com procissões, onde se realiza uma missa de maneira que transmite muita alegria para todos que participam, são feitas orações, cantam músicas e ressaltam a importância da fé em Jesus Cristo.

Nesse dia diversas cidades brasileiras são enfeitadas com tapetes de serragem, neles são feitos desenhos de Deus, pão, cálice de vinho, representações bíblicas, etc. São lindos e passam mensagens mais lindas ainda.

O tapete em si serve como o caminho que Jesus percorrerá, Jesus é representado pelo Santíssimo Sacramento e é levado pelo bispo ou padre da igreja local, somente ele poderá passar em cima do tapete, os demais fiéis acompanham pelas laterais do tapete. Geralmente o tapete liga uma igreja a outra e no caminho por onde passará a procissão os fiéis colocam panos vermelhos nas janelas de suas casas.

Vale ressaltar que os tapetes são feitos por fiéis das paróquias, eles começam a criação na noite anterior e geralmente acabam no dia seguinte, dia de Corpus Christi.

Corpus Christi
Créditos: www.clicrbs.com.br/