Dia da Revolução Constitucionalista
Anualmente no dia 9 de julho, é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista. datas que é considerado feriado estadual em São Paulo.
Esta data que também é conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, tem o objetivo, principal homenagear o movimento contra ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.
Veja abaixo exemplos de cartazes utilizados para convocar os jovens a lutarem na ocasião:
A Revolução Constitucionalista, foi o mais importante movimento ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.
Origem do Dia da Revolução Constitucionalista
Em 9 de julho de 1932 teve início a Revolução Constitucionalista, que foi uma verdadeira guerra civil. Os paulistas fizeram uma grande campanha, usando jornais e rádios, conseguindo mobilizar grande parte da população. Os combates ocorreram, principalmente, no estado de São Paulo, região sul do Mato Grosso e região sul de Minas Gerais.
Contando apenas com o apoio do sul do Mato Grosso, São Paulo enfrentou o poder militar do das forças armadas federais. O resultado foi a rendição e derrota paulista em 28 de setembro de 1932. Cerca de três mil brasileiros morreram em combate e mais de cinco mil ficaram feridos durante a revolução.
Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.
Veja ainda: Dia do Panificador.