Dia da Ecologia

Celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Dia da Ecologia tem o objetivo principal de criar debates e reflexões nos diversos grupos sociais sobre os vários problemas ambientais existentes.

A  poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade, são alguns dos temas que são debatidos nesta data.

Origem do Dia da Ecologia

Esta data comemorativa foi criada em homenagem a “Conferência de Estocolmo” que foi promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972.

Mais de 113 países e 250 organizações não governamentais participaram desta conferência.

Dia da Ecologia

Atividades para escola

Para desenvolver aulas criativas e educativas em sala de aula, selecionamos algumas sugestões que podem ser utilizadas, principalmente nas series iniciais, confira:

• Criar e brinquedos utilizando materiais recicláveis;
  • Promover uma caminha junto à natureza;
  • Debates sobre o meio ambiente;
  • Debater sobre a importância de reciclar;
  • Produzir textos (Individual ou coletivamente);
  • Desenhos para colorir;
  • Atividades diversas para imprimir;
  • Confecção de Lembrancinhas com os alunos;
  • Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
  • Confecção de um Cartão;
  • Teatro;
  • Roda de conversa;
  • Brincadeiras e Dinâmicas;
  • Jogral;
  • E muito mais.

Outras datas comemorativas no mês de Junho.