Dia de São Gonçalo de Amarante

Dia de São Gonçalo de Amarante é festejado no dia 10 de janeiro. Esta data é celebrada especialmente pelos católicos, onde homenageiam o santo que é protetor dos ossos e mais conhecido por ser padroeiro das pessoas que querem ter um bom casamento.

Índice

História de São Gonçalo de Amarante

Gonçalo de Amarante nasceu em Arriconha, freguesia de  Tagilde, no norte de Portugal, no final do século XII, após anos ele se dedicou ao estudo de teologia e também ao sacerdócio. Passou por diversos lugares, visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo, além da Terra Santa, olhando de perto toda a trajetória realizada por Jesus.

Após voltar das peregrinações São Gonçalo distinguiu sua vida religiosa e entrou para a família dominicana, onde foi para a cidade de Amarante em missão, sendo o segundo fundador do lugar. Ele também é conhecido como Frei Gonçalo de Amarante, Frei por causa da família dominicana e de amarante por ser um dos fundadores da cidade.

São Gonçalo morreu em 10 de janeiro, por volta do ano de 1259, em sua cabana de orações. Ele foi sepultado no mesmo local, que passou a ser um mosteiro feito em sua homenagem.

Veja também: Dia Nacional de Combate ao Câncer

Curiosidades

São Gonçalo de Amarante é padroeiro da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, por isso neste dia é feriado municipal no lugar.

Também ficou conhecido por ser o Santo Casamenteiro, pois há uma história que diz que a mulher que visitar seu túmulo, em Portugal, e tocá-lo terá um casamento dos sonhos, aquele que reina o amor e a felicidade.

 Orações de São Gonçalo de Amarante

Ó admirável São Gonçalo! Glória de Portugal, Luz de Amarante e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, é o gozo dos coros angelicais, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem e com seus estupendos milagres e graças, é o refúgio e consolo de seus devotos.

Hoje dou mil graças por tão singulares excelências que foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia do coro dos anjos. Ó milagroso Santo! Que por sua virtude o Divino Infante deu a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde a inúmeros enfermos, converte a nós para que se retire dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e para que possamos ouvir as divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir o seu santo nome.

Cure os doentes, sossega o rio, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens e membros perdidos, e dê saúde aos anciãos e afasta o perigo. São Gonçalo, eu tenho confiança na tua intercessão. Peça por mim junto ao Senhor para que eu consiga a graça de (diga aqui a graça que necessita), e ainda me consiga a especial graça da salvação de minha alma. Tudo para a maior glória de Deus. Assim seja.

Três Ave Marias, Um Pai Nosso e o Glória.

A outra oração conhecida é essa:

“São Gonçalo do Amarante,
Casamenteiro que sois,
Primeiro casais a mim;
As outras casais depois.

São Gonçalo ajudai-me,
De joelhos lhe imploro,
Fazei com que eu case logo,
Com aquele que adoro.”