Dia de São João

No dia 24 de junho é comemorado anualmente o Dia de São João.

Também conhecido como o “Santo Festeiro”, neste dia são realizadas festas que são popularmente conhecidas como FESTAS JUNINAS em todo pais.

A origem do Dia de São João e das Festas Juninas

Esta data comemorativa é atribuída ao nascimento de João Batista (24 de junho).

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança, marca característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. (Mais em Festa Junina).

A História de São João Batista

João foi o responsável pelo batismo de Cristo no Rio Jordão.

É conhecido até hoje como São João Batista justamente por conta da sua fé e devoção com o ritual do batismo e junto com a Virgem Maria, o único santo onde a liturgia lembra a data de seu nascimento e não da sua morte.

Ao atingir maturidade, foi enviado para o deserto para se preparar com orações e penitências sempre aceitando tudo com muita devoção e convertendo e catequizando as pessoas por onde passava e anunciando também a vinda do Messias. Devido a isso, passou a ser chamado de “Profeta” e ao ver Jesus andando em sua direção, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” e mesmo não se achando digno de batizar Jesus, o faz com muito amor, fé e respeito.

Após o batismo, Jesus continua no seu caminho e João na sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, as imoralidade, as ofensas as leis de Deus, o que infelizmente o levou a ser de preso por Herodes. Mesmo preso, João condenou a atitude de adultério do rei, que vivia com a esposa do irmão. Os chamou para a conversão e penitência, mas Herodes foi influenciado pela filha a pedir a morte de João, que foi decapitado.

Atividades de Festa Junina para escola

Em escolas de todo o pais, professores e demais funcionários utilizam esta data comemorativa para trabalhar em sala de aula, principalmente com os alunos das series iniciais.

Pensando nisso, e também em maneiras de facilitar para vocês, criamos uma pequena lista com sugestões de atividades e brincadeiras, confira:

• Trabalhar as comidas tipicas;
  • Trabalhar as principais tradições;
  • Atividades de festa junina
  • Brincadeiras e Dinâmicas Juninas;
  • Quadrilhas;
  • Desenhos e Atividades para colorir e imprimir;
  • Produção textual;
  • Projetos;
  • Confecção de Lembrancinhas;
  • Confecções de Bandeirinhas;
  • Atividades juninas
  • Confecções de Murais e Painéis;
  • 13 Ideias para Festa Junina
  • Entre outras coisas

Para mais datas comemorativas no mês de junho clique aqui.