Categorias
Maio

Dia do Brincar

Celebrado anualmente no dia 28 de Maio no Brasil, o Dia do Brincar tem como principal objetivo reforçar que brincar é um direito de todas as crianças e os benefícios das atividades e brincadeiras lúdicas no desenvolvimento da criatividade, educação e bem estar.

Essa data celebra o 31ª edição da Convenção Sobre os Direitos da Criança (Organização das Nações Unidas) e é conhecida no mundo como “World Play Day”

O World Play Day é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, BRASIL, incluído.

Índice

Origem do Dia do Brincar

Criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

Crianças Brincando
Crianças Brincando

Art 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança

  • Art. 1° A Convenção sobre os Direitos da Criança, apensa por cópia ao presente Decreto, será executada e cumprida tão inteiramente como nela se contém.
  • Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
  • Art. 3° Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 21 de novembro de 1990; 169° da Independência e 102° da República.

Veja mais em clicando aqui.

O Brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança.

Outras datas de Maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *