Dia Mundial do Câncer

No dia 04 de Fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Câncer. O objetivo principal deste dia é fazer com que as pessoas debatem e conversem sobre o assunto, para que assim sempre haja pesquisas para descobrir a cura e tratamentos mais eficazes e menos invasivos para a doença que é vista como o mau do século.

O Câncer é uma doença que muitas vezes não oferece a chance nem de tratamento para a pessoa que a possui, por isso, é necessário estarmos por dentro do assunto e tentar assim desvendar os mistérios por trás dessa enfermidade.

Vale ressaltar que não podemos deixar de cuidar da nossa saúde, porque qualquer pessoa está disposta a ter essa doença, pois a mesma acontece com a má formação das células ou o crescimento desalinhado, que ocupam os tecidos e órgãos, podendo se espalhar rapidamente, gerando a formação de tumores.

Por isso, é de grande importância que todas as pessoas façam acompanhamento médico, para que assim possam prevenir ou ter um diagnóstico no estágio inicial, que poderá salvar sua vida.

Índice

Origem do Dia Mundial do Câncer

A data foi imposta em 2000, por intermédio da Carta de Paris contra o câncer, com iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O intuito dessa data é fazer com que as pessoas tenham conscientização e procurem estudar a doença, além de mobilizar governos de que é imprescindível o controle do câncer, para evitar as milhares de mortes que ocorrem todos os anos.

 Curiosidades

O câncer é a segunda principal causa de morte do mundo, onde 70% das mortes acontecem em países de baixa e média renda, como por exemplo, o Brasil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço das mortes é causada por alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, uso de bebidas alcoólicas e tabagismo, além da falta de atividade física.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), alguns dados de 2019, tratam a grande ocorrência de câncer no Brasil. Os casos que mais incidem no país são:

  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer colorretal;
  • Câncer de mama e Câncer de colo de útero;
  • Câncer gástrico/de estômago;
  • Câncer de tireoide;
  • Cânceres no sangue;
  • Câncer infantil;
  • Câncer entre idosos.