Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

No dia 30 de Janeiro comemora-se também o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos ou também conhecido como Dia do Quadrinho Nacional. Este dia homenageia o gênero literário, que é responsável por mostrar, incentivar e inserir as crianças no espaço da literatura.

Índice

O que são?

Os Quadrinhos também são conhecidos por HQ’S, as histórias em quadrinhos misturam elementos textuais e visuais, são compostas por histórias ilustradas, ou seja, os quadrinhos são narrativas gráficas, isso faz com que a imaginação de quem está lendo viaje por caminhos inimagináveis.

Origem das Histórias em Quadrinhos (HQ)

Pode-se associar as Histórias em Quadrinhos com as pinturas rupestres que eram a forma que os indivíduos ilustravam a trajetória de suas vidas. Há também os desenhos feitos em vasos pelo povo do Egito e Grécia Antiga, esses exemplos são de acontecimentos sequenciais.

No final do século XIX, foi criado a prensa a vapor que começaram a fabricar os primeiros quadrinhos como no formato dos dias de hoje, por sua vez essa invenção multiplicou as impressões fazendo com que chegassem a um grande público num curto período de tempo.

Após isso, começaram a fazer as impressões em papel jornal, que diminuiu o custo por impressão e ampliou ainda mais o espaço dos quadrinhos, pois com o preço mais acessível tiveram mais vendas, assim muitas pessoas pegaram o gosto pelo gênero e ficaram fãs das HQ’s.

Ainda no século XIX, o Romantismo estava em alta, assim as obras tinham uma mistura de realidade com ficção e personagens que retratavam heróis e vilões, sendo exibidos em quadrinhos e tirinhas, contribuindo muito mais para a popularidade do gênero.

Os quadrinhos foram usados como forma de entretenimento nos Estados Unidos, no século XX, quando o país passava pela Grande Depressão de 192, sendo usados como forma otimista em um cenário tão turbulento, isso era possível pois os heróis das HQ’s sempre venciam os vilões horrendos.

Principais Quadrinhos da Época

  • 1934 – Mandrake, the magician
  • 1936 – Phantom
  • 1938 – Superman
  • 1939 – Batman
  • 1940 – Capitão América
  • 1941 – Mulher Maravilha

Origem das Histórias em Quadrinhos no Brasil

Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira História em Quadrinhos brasileira do cartunista Angelo Agostini, chamada “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, por isso a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP) delimitaram essa data de 30 de Janeiro como Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, homenageando o trabalho de Angelo.

Já em 1905, foi lançada a primeira revista em quadrinhos, chamada Tico-Tico desenhada por Renato de Castro.  Após isso, em 1930, as tirinhas famosas do exterior passaram a ser publicadas no país, figuras como Mickey Mouse e O Gato Félix

Em 1960, foi lançada a revista da Turma do Pererê, por Ziraldo, cartunista muito conhecido pelos brasileiros, ele é também o criador de Menino Maluquinho. No mesmo ano Maurício de Sousa deu origem a Cebolinha, Cascão foi criado em 1961 e Mônica em 1963, dando início a Turma da Mônica, onde foi publicado de começo na Folha de São Paulo e mais tarde na sua própria revista, onde é grande sucesso até nos dias presentes.