Categorias
Eclipse Eclipse Lunar Penumbral

Eclipse Lunar Penumbral

O Eclipse Lunar Penumbral acontece hoje (10/01/2020), este fenômeno se da com o inicio da primeira lua cheia do ano de 2020. A partir das 17h07, no horário de Brasília, o evento astronômico ficará visível em grande parte da Europa, Ásia, Alasca, África, Oeste da Austrália e também no Oceano Índico.

No Brasil, o Eclipse poderá ser visto de forma parcial e rápida em alguns municípios do Nordeste, mas infelizmente o restante do país não terá o mesmo privilégio.

Índice

O que é o Eclipse Lunar Penumbral?

O Eclipse Lunar Penumbral é quando a Lua Cheia está visível, mas em vez de ter o brilho intenso que clareia as noites ela fica menos brilhante, num tom fumê. Através disso, é possível observar todas as suas nuances.

A cor da Lua fica dessa forma, sem brilho, porque a Lua está quase toda ou inteiramente posicionada na Zona de Umbra, que é a parte totalmente escura da terra, isso é o chamado Eclipse Lunar Penumbral.

Cabe salientar que todos os Eclipses Lunares ocorrem na fase da Lua Cheia, já que é preciso que ela esteja atrás da Terra e oposta ao Sol.

Eclipse Lunar Penumbral
Imagem: Fred Espenak/MrEclipse.com

Eclipses em 2020

Este primeiro Eclipse será o mais exorbitante e perceptível, todavia, terão outros no decorrer do ano de 2020.

Os demais acontecerão em:

  • 05 de junho de 2020; (eclipse parcialmente visível)
  • 05 de julho de 2020; (eclipse totalmente visível)
  • 30 de novembro de 2020. (eclipse totalmente visível)

Curiosidades

No mundo astrológico se tem a compreensão de que o Eclipse faz que as emoções se manifestem de forma mais aflorada, pois ele tem um papel de conscientizar as pessoas de que o tempo está passando, fazendo com que a maioria fique mais sentimental na época. Assim, pessoas que estiveram na sua vida e deixaram alguma pendência, poderão voltar para resolvê-las.

Outra curiosidade, é que para os povos orientais o ano novo começa no dia 25 deste mês de janeiro, pois eles contam os meses através das fases lunares, assim, esse ano chinês é marcado pelo rato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *