Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado anualmente no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como principal objetivo promover atividades diversas com intuito de estimular a preservação do meio ambiente.

Esta data comemorativa foi criada como um (ALERTA) a toda população mediante a negligenciação dos cuidados do meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho de 1972, aconteceu a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo.

A reunião durou 11 dias e a partir de então, esta data comemorativa consta no calendário da ONU – Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Veja também: Dia da Ecologia.

Diversas

• Confeccionar e pintar um mural sobre a natureza;
  • Limpar uma praia de forma colaborativa;
  • Plantar arvores e plantas diversas;
  • Planejar um jardim em casa ou próximo;
  • Separar lixo reciclado;
  • entre outros..

Para Escola

Para desenvolver aulas criativas e educativas em sala de aula, selecionamos algumas sugestões que podem ser utilizadas, principalmente nas series iniciais, confira:

• Criar e brinquedos utilizando materiais recicláveis;
  • Promover uma caminha junto à natureza;
  • Debates sobre o meio ambiente;
  • Debater sobre a importância de reciclar;
  • Produzir textos (Individual ou coletivamente);
  • Desenhos para colorir;
  • Atividades diversas para imprimir;
  • Confecção de Lembrancinhas com os alunos;
  • Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
  • Confecção de um Cartão;
  • Teatro;
  • Roda de conversa;
  • Brincadeiras e Dinâmicas;
  • Jogral;
  • E muito mais.

Frases e Mensagens

• Faça do “Meio Ambiente” o seu “Meio de Vida”.
  • Preserve o meio ambiente! Muitos falam, mas são poucos os que colocam em prática no dia a dia. É preciso falar menos e agir mais… O mundo é movido com atitudes.
  • A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.
  • Preservar a natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental.
  • No mundo em que vivemos a poluição está presente não só no meio ambiente mas também nos corações de seus habitantes.
  • Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente – responsabilidade de todos nós.
  • Só quem ama preserva e zela a si mesmo, ao próximo e ao meio ambiente.

Outras datas comemorativas no mês de Junho.